BC da Turquia mantém taxa de juros em 19%
Por Ece Toksabay e Jonathan Spicer
ISTAMBUL (Reuters) - O banco central da Turquia manteve sua taxa básica de juros em 19% nesta quinta-feira, conforme o esperado, e sugeriu que está se aproximando de um corte ainda este ano, mesmo admitindo renovas pressões sobre a lira.
O banco disse que a recente pressão sobre os preços das importações desempenha papel importante nas expectativas de inflação, e repetiu a promessa de manter os juros acima da inflação, que deve permanecer em torno de 17% durante grande parte do ano.
A última vez que o banco central alterou sua taxa básica de juros foi em março, quando o ex-presidente do BC, Naci Agbal, elevou os juros para evitar uma alta dos preços. Pesquisa da Reuters mostra que analistas esperam que a redução comece no quarto trimestre, quando a inflação deve cair.
A lira caiu 2,5% esta semana depois que o Federal Reserve dos Estados Unidos adotou um tom mais "hawkish", e após a primeira reunião entre o presidente Tayyip Erdogan e o presidente norte-americano Joe Biden não render avanços nas principais disputas.
(Por Ece Toksabay)
((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5047 2838))
REUTERS PVB CMO
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.