IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confiança do consumidor dos EUA despenca para mínima de uma década no início de agosto

13/08/2021 11h34

(Reuters) - A confiança do consumidor dos Estados Unidos caiu drasticamente no início de agosto para seu patamar mais baixo em uma década, com a hesitação dos norte-americanos frente às perspectivas gerais, que vão desde finanças pessoais até inflação e emprego, mostrou uma pesquisa nesta sexta-feira.

A Universidade de Michigan informou que seu índice preliminar de confiança do consumidor caiu para 70,2 na primeira metade deste mês, ante leitura final de 81,2 em julho, o menor patamar desde 2011 e uma das seis maiores quedas nos últimos 50 anos de pesquisa. Economistas consultados pela Reuters esperavam que o índice permanecesse em 81,2.

O crescimento econômico ainda deve avançar este ano em seu ritmo mais rápido em quatro décadas, depois de cair em uma breve recessão em 2020 causada pela pandemia do coronavírus.

No entanto, a recuperação está mostrando indícios de desacaleração e os casos de Covid-19 dobraram nas últimas duas semanas, atingindo um pico de seis meses, à medida que a variante Delta, que é mais transmissível, se espalha rapidamente por todo o país. A escassez de mão de obra no setor de serviços também persiste, enquanto as interrupções na cadeia de suprimentos continuam.

(Por Evan Sully e Lindsay Dunsmuir)