IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bank of America eleva projeção de juros no Brasil para 12,25%

Taxa Selic Selic foi elevada em 1,5 ponto percentual na semana passada, a 10,75% ao ano - Getty Images/iStockphoto
Taxa Selic Selic foi elevada em 1,5 ponto percentual na semana passada, a 10,75% ao ano Imagem: Getty Images/iStockphoto

Luana Maria Benedito

Reuters, São Paulo

08/02/2022 11h40Atualizada em 08/02/2022 13h00

O Bank of America elevou sua projeção para o patamar da taxa básica de juros ao fim do atual ciclo de aperto monetário do Banco Central do Brasil. Segundo a instituição, que tem atuação no Brasil, a taxa deve chegar a 12,25%. A estimativa anterior de Selic terminal era de 11,25%.

A revisão do BofA veio após a divulgação, nesta terça-feira (8), da ata do último encontro do Copom (Comitê de Política Monetária), que, segundo o banco privado norte-americano, adotou tom mais "hawkish" (duro no combate à inflação) do que o visto no comunicado de quarta-feira passada, quando a taxa Selic foi elevada em 1,5 ponto percentual, a 10,75% ao ano.

"O BC afirmou que a desaceleração do ritmo de alta de juros é o caminho mais adequado para alcançar a convergência da inflação à meta e reancorar as expectativas, mas sugeriu que haverá mais ajustes à frente, em vez de uma alta final em março, como esperávamos", explicou em relatório David Beker, chefe de economia no Brasil do BofA.

Segundo o banco privado, a taxa Selic subirá 1 ponto percentual em março, ajuste que será seguido de alta de 0,5 ponto em maio. Anteriormente, a expectativa do BofA era de elevação final de 0,5 ponto no mês que vem.

Na ata do Copom, o BC optou por não indicar aos mercados qual será a magnitude da alta de juros da próxima reunião do colegiado, em março. A autarquia, no entanto, afirmou que o ciclo de aperto deverá ser mais contracionista do que o utilizado no cenário de referência ao longo do horizonte relevante, o qual previa uma Selic de 12% no primeiro semestre de 2022, de 11,75% no final deste ano e de 8% em 2023.

"Isso pode sinalizar tanto uma taxa terminal mais alta, seguida de cortes de juros, ou o mesmo nível terminal com adiamento do ciclo de afrouxamento previsto no cenário de referência", disse Beker.