Dólar salta com piora externa por receio de invasão russa sobre Ucrânia
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar deu um salto repentino e chegou a zerar as perdas na tarde desta sexta-feira, em meio à deterioração dos mercados financeiros internacionais por temores de uma invasão iminente da Rússia sobre território ucraniano.
Às 16:14 (de Brasília), o dólar à vista recuava 0,17%, a 5,2303 reais na venda, após tocar uma mínima de 5,1812 reais nesta tarde, queda de 1,11%. Na máxima, bateu 5,2463 reais, alta de 0,13%.
Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,30%, a 5,2500 reais, depois de zerar perdas que mais cedo chegaram a 1,23%.
A Rússia enviou mais forças para sua fronteira com a Ucrânia e pode lançar uma invasão a qualquer momento, inclusive durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, disse o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, nesta sexta.
O câmbio aqui acompanhou o rali do dólar no exterior. O índice do dólar frente a uma cesta de divisas de países ricos no pico subiu quase 0,3%, após recuar 0,18% mais cedo.
As bolsas de valores em Nova York aprofundaram as perdas. Sinal de maior demanda por ativos seguros, os preços dos títulos soberanos dos Estados Unidos --considerados risco-base do mercado financeiro global-- saltavam, o que derrubava rendimentos que mais cedo haviam subido. O ouro à vista --outro tradicional ativo de refúgio-- saltava quase 2%, deixando para trás queda de 0,3% de mais cedo.
(Por José de Castro)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.