PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

PF prende 20 pessoas em 2 operações contra tráfico internacional de drogas

15/02/2022 13h56

(Reuters) - Mais de 20 pessoas foram presas pela Polícia Federal nessa terça-feira em duas operações simultâneas em cinco Estados brasileiros e outros dois países contra o tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro, informou a corporação.

As operações Brutium e Turfe, visam cumprir 86 mandados judiciais, sendo 39 de prisão.

Ao menos 21 pessoas já haviam sido presas até o início da tarde no país e quatro na Europa.

As investidas ocorreram nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso. As ações ocorreram também no Paraguai e na Espanha, além do Brasil.

Houve cooperação de agentes de Paraguai, Espanha e Emirados Árabes Unidos. As investigações também contaram com apoio de França, Marrocos, Bélgica, além da agência antidrogas norte-americana (DEA).

De acordo com PF, as investigações começaram há cerca de dois anos para combater o tráfico internacional de cocaína praticado por integrantes de organização criminosa internacional que se aliaram às duas maiores facções brasileiras para enviar cocaína oriunda da Bolívia, Colômbia e Peru para diversos países na Europa.

"Foi uma investigação complexa desde a origem da cocaína até a exportação para Europa. Os resultados são expressivos. Foram 10 toneladas de drogas apreendidas, 15 milhões de reais e muitos bens", disse a jornalistas o superintendente da PF do Rio, delgado Tácio Muzzi.

Os agentes apreenderam bens, jóias e veículos de luxo na ação desta terça. A estimativa é que a quadrilha internacional movimentou cerca de 250 milhões de reais.

"Eles focaram no Rio de Janeiro pensando que iriam ter mais facilidade por aqui, mas se enganaram completamente", disse João Garrido, titular da delegacia de combate ao crime organizado da PF.

Durante a ação desta terça, houve confronto entre agentes e criminosos na favela Vila Cruzeiro, na Penha. Segundo a Polícia Federal, a quadrilha guardava drogas na comunidade antes do envio para Europa.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)