Produção de petróleo volta a ficar acima de 3 mi de barris por dia, diz ANP
A produção de petróleo do Brasil iniciou o ano em alta, somando 3,03 milhões de barris por dia em janeiro em média, um avanço de 5,5% ante o mesmo mês do ano passado, com aumento nos campos do pré-sal e do pós-sal, apontaram dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Na comparação com dezembro, houve um aumento de 6,8% na produção de petróleo brasileira.
É a primeira vez que o bombeamento brasileiro ultrapassa a casa dos 3 milhões de bpd desde setembro de 2021.
A produção média de gás natural do país, por sua vez, foi de 136,97 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) em janeiro, alta de 0,4% ante o mesmo período de 2021 e avanço de 3,6% versus dezembro.
Somando petróleo e gás natural, a produção média total do país em janeiro somou 3,89 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), contra 3,73 milhões boed em janeiro do ano passado e 3,67 milhões de boed em dezembro.
A produção do pré-sal em janeiro somou 2,91 milhões de boed, ante 2,7 milhões de boed em dezembro e 2,63 milhões de boed em janeiro de 2021.
Já a produção marítima do pós-sal avançou para 790 mil boed, contra 746,1 mil boed em dezembro e 849,55 mil boed em janeiro do ano passado.
A Petrobras, principal produtora do país, produziu em janeiro como concessionária 2,2 milhões de bpd, alta de 2,8% ante um ano antes.
Já a anglo-holandesa Shell, segunda maior produtora do país e uma das mais importantes parceiras da Petrobras no pré-sal, produziu em janeiro 355.768 bpd, alta de 3,6% na comparação com janeiro de 2021.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.