PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

BC chinês alerta sobre riscos de calote em setor bancário após testes de estresse climático

18/02/2022 11h44

Por David Stanway

XANGAI (Reuters) - Os bancos da China enfrentam riscos crescentes de inadimplência como resultado de custos mais altos relacionados ao clima em setores intensivos em carbono, como energia térmica, aço e cimento, disse Liu Guiping, vice-presidente do banco central, em comentários publicados nesta sexta-feira.

O Banco do Povo da China concluiu a primeira fase de testes de estresse de risco climático em 23 grandes bancos no ano passado, concentrando-se na possibilidade de que os três setores sejam forçados a pagar por suas emissões de carbono, escreveu Liu na publicação China Finance do banco.

"Os resultados dos testes mostraram que, se as empresas dos setores de energia térmica, aço e cimento não realizarem a transformação de baixo carbono, sua capacidade de reembolso diminuirá em vários graus sob os (diferentes) cenários de estresse", escreveu ele.

O aumento dos custos de emissão, bem como as políticas destinadas a facilitar a "substituição industrial", levariam ao problema de ativos ociosos e outros "riscos de transição", disse.

Liu afirmou que mais testes serão realizados para verificar a exposição dos bancos a outros setores industriais de alta emissão.