BC chinês alerta sobre riscos de calote em setor bancário após testes de estresse climático
Por David Stanway
XANGAI (Reuters) - Os bancos da China enfrentam riscos crescentes de inadimplência como resultado de custos mais altos relacionados ao clima em setores intensivos em carbono, como energia térmica, aço e cimento, disse Liu Guiping, vice-presidente do banco central, em comentários publicados nesta sexta-feira.
O Banco do Povo da China concluiu a primeira fase de testes de estresse de risco climático em 23 grandes bancos no ano passado, concentrando-se na possibilidade de que os três setores sejam forçados a pagar por suas emissões de carbono, escreveu Liu na publicação China Finance do banco.
"Os resultados dos testes mostraram que, se as empresas dos setores de energia térmica, aço e cimento não realizarem a transformação de baixo carbono, sua capacidade de reembolso diminuirá em vários graus sob os (diferentes) cenários de estresse", escreveu ele.
O aumento dos custos de emissão, bem como as políticas destinadas a facilitar a "substituição industrial", levariam ao problema de ativos ociosos e outros "riscos de transição", disse.
Liu afirmou que mais testes serão realizados para verificar a exposição dos bancos a outros setores industriais de alta emissão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.