BCE pode precisar cortar compras de títulos mais cedo, diz Reinesch
FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu pode precisar encerrar suas compras de títulos mais cedo do que se pensava, dados os crescentes riscos inflacionários, disse o membro do BCE Gaston Reinesch, juntando-se a um número crescente de autoridades monetárias que agora discutem abertamente uma redução no estímulo.
Com a inflação na zona do euro subindo a patamares recordes nos últimos meses, o BCE voltou atrás na promessa de não elevar os juros neste ano e várias autoridades estão defendendo abertamente o encerramento das compras de títulos neste ano, um pré-requisito para qualquer aumento de juros.
Reinesch, um dos membros mais antigos do Conselho do BCE, argumentou que as atuais pressões sobre os preços podem aumentar os salários enquanto a economia pode retornar à capacidade total de forma mais rápida do que o previsto, ambos potencialmente aumentando as pressões inflacionárias.
"Não seria totalmente infundado considerar que o fim das compras líquidas de ativos sob o atual Programa de Compra de Ativos poderia ocorrer mais cedo do que o esperado com base na avaliação de dezembro", disse Reinesch, que é presidente do banco central de Luxemburgo, em uma postagem de blog.
(Reportagem de Balazs Koranyi)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.