IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Atraso em divulgação do Focus pelo BC é reflexo de paralisação de servidores, diz sindicato

21/03/2022 10h41

BRASÍLIA (Reuters) - O atraso na publicação da pesquisa Focus pelo Banco Central nesta segunda-feira está relacionado à operação padrão implementada por servidores que pedem reajustes salariais, informou o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal).

A divulgação do documento que capta expectativas do mercado para a evolução de indicadores econômicos, normalmente feita às 8h25, ocorreu excepcionalmente às 10h nesta segunda. O BC não informou as razões para a mudança.

"O atraso de hoje do boletim Focus tem a ver com nossa mobilização. Outras ocorrências poderão ser notadas nos próximos dias, mas não podemos ainda antecipar", disse o Sinal por meio de nota.

Desde a última semana, os servidores do BC estão fazendo paralisações diárias entre 14h e 18h. O grupo também está entregando cargos de coordenação.

De acordo com o sindicato, uma reunião que havia sido acertada com o presidente do BC, Roberto Campos Neto, foi cancelada e não há previsão para o encontro. A entidade também pede uma reunião com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Segundo o Sinal, se o governo não der respostas até esta terça-feira, será discutida proposta de greve por tempo indeterminado.

(Por Bernardo Caram)