PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

China é capaz de se adaptar a mudanças de política monetária do Fed, diz órgão regulador cambial

22/04/2022 08h57

PEQUIM (Reuters) - A China é capaz de se adaptar às mudanças de política monetária do Federal Reserve e as autoridades esperam que as incertezas no exterior tenham um impacto menor sobre a moeda local, disse o órgão regulador cambial do país nesta sexta-feira.

Wang Chunying, porta-voz da Administração Estatal de Câmbio (SAFE, na sigla em inglês), citou uma série de fatores para sua avaliação otimista, incluindo a força da economia chinesa, expectativas de um superávit em conta corrente, investimento estrangeiro contínuo e uma estrutura de dívida externa otimizada.

"É claro que o regulador de câmbio também... monitorará de perto o ritmo das mudanças na política monetária do Fed e seu impacto, avaliará as operações do mercado de câmbio de nosso país em tempo real e manterá efetivamente a estabilidade do mercado", disse Wang.

Um banco central dos EUA mais agressivo no combate à inflação, a redução do diferencial de rendimento chinês e as crescentes preocupações com o crescimento econômico doméstico derrubaram o iuan para mínimas em sete meses, com analistas esperando mais pressão descendente sobre a moeda nos próximos meses.

No entanto, Wang espera que o iuan permaneça basicamente estável em níveis razoavelmente equilibrados, acrescentando que a volatilidade recente se deve principalmente ao impacto das flutuações do mercado global e às mudanças na oferta e demanda.