BCE tem espaço para 2 a 3 aumentos de juros neste ano, diz Kazaks
FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu deve aumentar as taxas de juros em breve e tem espaço para até três altas neste ano, disse o membro do BCE Martins Kazaks à Reuters, juntando-se a um coro de autoridades que pedem uma retirada rápida do estímulo.
"Um aumento de juros em julho é possível e razoável", disse Kazaks, presidente do banco central da Letônia, em entrevista. "Os mercados estão precificando dois ou três ajustes de 25 pontos-base até o final do ano. Não tenho motivos para contestar isso, é uma visão bastante razoável de se adotar."
"Se isso acontecerá em julho ou setembro não é muito diferente, mas acho que julho seria uma opção melhor", disse ele.
Kazaks disse que, como parte da normalização, o BCE deve eventualmente aumentar os juros para nível neutro, em que o banco central não está estimulando nem impedindo o crescimento.
Várias estimativas projetam essa taxa em 1% a 1,5%, disse Kazaks, bem acima da atual taxa de depósito de -0,5% e de sua principal taxa de refinanciamento, que está estacionada em zero.
Kazaks acrescentou que inicialmente o BCE deveria aumentar os juros em 25 pontos-base, mas que incrementos dessa magnitude não são obrigatórios. Ele também disse que não há motivo específico para o banco central parar a alta quando os juros básicos voltarem a zero, mesmo que essa seja uma barreira psicológica.
O BCE se reunirá novamente em 9 de junho, quando os formuladores de política monetária devem estabelecer uma data final firme para suas compras de títulos e fornecer orientações mais claras sobre as taxas de juros.
(Por Balazs Koranyi)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.