PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Ultrapar espera melhora de resultados em 2022 após ações de reestruturação

26/04/2022 12h39

SÃO PAULO (Reuters) - A Ultrapar espera uma retomada nos resultados neste ano, apesar do cenário de inflação elevada e alta de juros, depois de medidas de reestruturação no ano passado que deixaram o grupo focado em distribuição de combustíveis e logística.

"Em um cenário de juros mais altos, não é nada ruim estar com balanço forte e dívida menor. O negócio ficou mais simples, mais fácil de administrar e o grupo vai ficar muito preparado para oportunidades futuras, esse é o objetivo", disse o presidente-executivo da Ultrapar, Marcos Lutz, durante reunião anual com analistas e investidores.

Segundo ele, "boa parte" do trabalho de recuperação de resultados da rede de postos de combustíveis Ipiranga já foi feito e os resultados do grupo devem mostrar evolução "ao longo deste ano".

Dentro da estratégia da Ipiranga, que elevou a equipe de estratégia de precificação de produtos de 9 para cerca de 50 pessoas, está a revitalização de cerca de 2.000 postos de combustíveis da rede. Segundo o presidente da Ipiranga, Leonardo Linden, os postos que já foram reformados estão mostrando um crescimento de 4% nos volumes vendidos.

Por sua vez, o diretor financeiro da Ultrapar, Rodrigo Pizzinatto, afirmou que a companhia continuará a redução de custo de dívida ao longo deste ano e que a empresa não tem planos de curto prazo para realizar uma recompra de ações.

Questionado sobre a mudança na política de remuneração aos acionistas, que cortou de 50% para 25% o dividendo mínimo obrigatório da empresa, Pizzinatto afirmou que isso "não significa necessariamente que a empresa vai pagar 25%, mas nos dá flexibilidade".

Às 12h36, as ações da Ultrapar exibiam queda de cerca de 5%, cotadas a 13,39 reais. No mesmo horário, o Ibovespa mostrava baixa de 1,8%.

(Por Alberto Alerigi Jr.; edição de André Romani)