PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Vale Indonesia e Huayou assinam acordo para construir projeto de níquel Pomalaa

28/04/2022 08h50

JACARTA (Reuters) - A PT Vale Indonesia, braço da mineradora Vale no país asiático, disse nesta quinta-feira que assinou um acordo com a chinesa Zhejiang Huayou Cobalt para construir uma planta na ilha de Sulawesi para a produção de minerais de níquel usados ​​em baterias de veículos elétricos.

As duas empresas concordaram em desenvolver uma instalação conhecida por um processo chamado lixiviação ácida de alta pressão (HPAL), que teria uma capacidade potencial de produção de precipitado de hidróxido misto de 120.000 toneladas de teor de níquel por ano, disse a Vale em comunicado.

Sob o acordo, a Huayou desenvolverá o projeto Pomalaa no sudeste de Sulawesi, e a Vale terá direitos de adquirir até 30% de participação no empreendimento, disse a Vale, acrescentando que forneceria minério de níquel para o projeto.

A Vale já vinha trabalhando com a Sumitomo Metal Mining Co (SMM) em um estudo de viabilidade para o projeto Pomalaa desde 2012.

A SMM disse na segunda-feira que decidiu descontinuar o estudo devido a um desentendimento com a Vale Indonesia.

“A Huayou provou seu histórico na construção e operações de HPAL na Indonésia”, disse o presidente-executivo da Vale, Febriany Eddy, no comunicado.

A Huayou iniciou a produção experimental para sua planta HPAL em outras partes de Sulawesi no final do ano passado.

(Por Fransiska Nangoy)