IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Yellen diz que Fed pode baixar inflação sem causar recessão

Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA - Getty Images
Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA Imagem: Getty Images

David Lawder

12/05/2022 15h10Atualizada em 12/05/2022 15h18

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse acreditar que o Federal Reserve pode reduzir a inflação sem causar uma recessão por causa de um forte mercado de trabalho nos EUA, da sólida situação financeira das famílias, de baixos custos da dívida e de um setor bancário robusto.

Em audiência do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados dos EUA nesta quinta-feira, Yellen disse que "todas essas coisas sugerem que o Fed tem um caminho para reduzir a inflação sem causar uma recessão, e sei que seu objetivo será tentar conseguir isso".

Yellen disse durante a audiência sobre o trabalho do Conselho de Supervisão de Estabilidade Financeira que a inflação é a "questão econômica número um" que o país e o governo Biden enfrentam.

"(A alta dos preços) está tendo um impacto adverso substancial em muitas famílias vulneráveis, e estamos focados em lidar com a inflação", afirmou Yellen. Ela repetiu as iniciativas do governo Biden para segurar os preços da gasolina por meio de grandes liberações de petróleo bruto da Reserva Estratégica de Petróleo e esforços para desbloquear congestionamentos nos portos dos EUA.

Yellen disse que vários fatores estão alimentando a inflação, inclusive saltos nos preços de energia como consequência da invasão da Ucrânia pela Rússia e problemas contínuos na cadeia de suprimentos causados pela pandemia, e que outros países também enfrentam uma inflação elevada.

"Isso mostra que há fatores além dos gastos nos Estados Unidos que são críticos para a inflação", afirmou.