PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Ibovespa tem leve alta com Vale e siderúrgicas, apesar de cautela em Wall Street

19/05/2022 12h06

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa brasileira reduziu os ganhos mas ainda apontava avanço tímido nesta quinta-feira, embora o cenário ainda seja cautela no exterior.

Vale e siderúrgicas davam suporte, enquanto Eletrobras também subia, na esteira de aprovação de privatização da elétrica no Tribunal de Contas da União (TCU). Hapvida e WEG limitavam os ganhos na ponta oposta.

Às 11:54 (de Brasília), o Ibovespa subia 0,19%, a 106.454,16 pontos. O volume financeiro era de 6,1 bilhões de reais.

O Ibovespa "está conseguindo desatrelar do movimento externo, que por sinal melhorou desde a abertura lá fora", diz Pedro Galdi, analista da Mirae Asset Corretora, que citou diminuição do volume de saída de recursos estrangeiros da B3 em sessões recentes.

Os principais índices em Wall Street operavam sem direção comum, após caírem na abertura. O S&P 500 recuava 0,4%, após marcar na véspera a pior baixa diária desde meados de 2020, e o Nasdaq registrava leve alta.

Os resultados de varejistas norte-americanas divulgados nesta semana revelaram o impacto nos consumidores da elevada inflação nos Estados Unidos e vêm pesando sobre a confiança do mercado.

Do outro lado, mais moradores de Xangai, cidade que estabeleceu restrito lockdown, puderam sair para comprar mantimentos pela primeira vez em quase dois meses. A perspectiva de flexibilização de restrições contra a Covid-19 na China ajudou a as ações no país a fecharem em alta.

No Brasil, o Ministério da Economia divulga projeções para o PIB e inflação à tarde. A pasta deve manter a estimativa oficial de crescimento econômico, disseram dois membros da pasta à Reuters, mas os números de inflação devem vir piores.

DESTAQUES

- CSN MINERAÇÃO ON disparava 7,4% e CSN ON subia 5,6%, após ambas as companhias aprovarem programas de recompra de ações. Uma leve recuperação dos preços nos contratos futuros de minério de ferro em Dalian e Cingapura, após Pequim sugerir mais apoio político para lidar com os desafios da Covid-19 na China, também dava suporte às ações. USIMINAS PNA tinha ganho de 3,8% e VALE ON subia 2,1%.

- ELETROBRAS PNB tinha alta de 2,3%, depois que o TCU deu aval, por sete votos a um, à privatização da companhia. O cronograma da operação deve ser definido até o começo da próxima semana e a oferta pode sair até 15 de junho, disse uma fonte à Reuters.

- HAPVIDA ON caía 3,4% e WEG ON perdia 3,1%, sendo, respectivamente, as duas ações de pior desempenho no Ibovespa na sessão. Ambos os papéis marcavam a terceira baixa nos últimos quatro pregões.

- PETROBRAS PN crescia 0,5%, mas ON caía 0,1%, diante de queda leve do petróleo Brent, em meio a preocupações que preços altos de combustível possam impactar negativamente o crescimento econômico. PETRORIO ON retraía 1,1% e 3R PETROLEUM ON tinha baixa de 0,1%.

- BR PROPERTIES ON, que não está no Ibovespa, apontava decréscimo de 5,4%, após anunciar acordo para venda de uma série de edifícios e participações em empreendimentos imobiliários por 5,92 bilhões de reais ao grupo canadense Brookfield. Ações dispararam 5,7% na véspera, após notícia sobre a operação no final do pregão. Em teleconferência com analistas nesta quinta-feira, executivos afirmaram que empresa está avaliando condições para eventual pagamento de dividendo aos acionistas com parte dos recursos a serem levantados na transação.

(Edição Alberto Alerigi Jr.)