PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Knot, do BCE, diz que vários aumentos de juros de 0,5 p.p. são possíveis se a inflação piorar

17/06/2022 08h45

BRUXELAS (Reuters) - O membro do Banco Central Europeu Klaas Knot disse à rádio holandesa BNR nesta sexta-feira que o BCE pode precisar fazer vários aumentos de 0,5 ponto percentual nos juros se a inflação continuar aumentando, destacando que ele esperava cerca de 2 pontos de altas.

Referindo-se ao núcleo da inflação, ele disse: "Se a inflação continuar a subir, então continuaremos a intensificar e haverá aumentos múltiplos dos juros de 0,50 ponto."

Knot indicou achar que são necessários 2 pontos de aumentos nos próximos meses.

"Então teremos que olhar se isso é suficiente para levar a inflação de volta a 2% no médio a longo prazo", disse ele à BNR

"Se não for suficiente, então a taxa de juros terá que subir ainda mais. Não posso atribuir uma porcentagem a isso, impossível. Vai demorar um pouco para conseguir os dois primeiros pontos percentuais ... Não espero que cheguemos lá antes do início de 2023."

Preocupado com o aumento da inflação, o BCE disse na semana passada que aumentará os juros referenciais em julho em 0,25 ponto percentual e novamente em setembro, quando será necessário um aumento maior se as perspectivas não tiverem melhorado.

(Reportagem de Marine Strauss, Toby Sterling e Balazs Koranyi)