Stellantis encerra acordo de parceria com montadora chinesa
PARIS (Reuters) - A Stellantis e a Guangzhou Automobile Group decidiram encerrar uma joint-venture que produz veículos Jeep na China, disseram as montadoras nesta segunda-feira.
A reviravolta ocorre após a GAG repreender a quarta maior montadora de veículos do mundo em janeiro por anunciar planos de aumentar participação de 50% para 75%, afirmando que as duas partes ainda não tinham assinado acordo formal.
"Chegamos à conclusão de que era melhor fechar a joint-venture", disse um porta-voz da Stellantis, acrescentando que a montadora ainda pode operar na China por meio de sua rede de concessionárias.
A montadora chinesa confirmou em comunicado que as duas empresas estavam negociando como encerrar o negócio após anos de prejuízos.
Em seu plano de negócios para 2030 divulgado em março, a Stellantis disse que adotaria um modelo de negócios "leve em ativos" na China, ainda com o objetivo de aumentar a receita, mas por meio de importações em vez de produção doméstica.
“A marca Jeep continuará a fortalecer sua oferta de produtos na China com uma linha eletrificada aprimorada de veículos importados”, disse Stellantis.
A Stellantis pretende que a receita na China atinja 20 bilhões de euros até 2030, totalizando 7% da receita total esperada - um salto em relação aos 3,9 bilhões de euros de faturamento na China, Índia e Ásia-Pacífico em 2021.
O empreendimento da GAG, que teve uma queda de 50% nas vendas no ano passado, fechou uma fábrica em março e encerrou joint-venture com a Dongfeng devido a excesso de capacidade.
(Por Tassilo Hummel, Giulio Piovaccari, Victoria Waldersee e Zoey Zhang)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.