PUBLICIDADE
IPCA
0,67 Jun.2022
Topo

BC turco mantém taxa de juros em 14% apesar de inflação de quase 80%

21/07/2022 08h40

ISTAMBUL (Reuters) - O banco central da Turquia manteve nesta quinta-feira sua taxa básica de juros em 14% pelo sétimo mês consecutivo, como esperado, apesar da disparada da inflação para quase 80% e de um ciclo global de aperto monetário, com a instituição repetindo que espera o início de uma desinflação.

A taxa básica de juros turca foi cortada em 5 pontos percentuais no ano passado, embora os preços já estivessem subindo, numa política pouco ortodoxa defendida pelo presidente do país, Tayyip Erdogan, que deixou os rendimentos reais profundamente negativos.

O afrouxamento monetário desencadeou uma crise cambial que corroeu 44% do valor da lira em relação ao dólar em 2021, alimentando ainda mais a inflação. A lira enfraqueceu mais 25% até agora neste ano, enquanto a inflação atingiu uma máxima em 24 anos de 78,62%.

Em pesquisa da Reuters, todos os 18 economistas consultados esperavam que a taxa de recompra de uma semana permanecesse inalterada, conforme o banco central turco segue o programa econômico de Erdogan, baseado em crédito barato para aumentar as exportações.

(Por Jonathan Spicer)