PUBLICIDADE
IPCA
-0,68 Jul.2022
Topo

Preço do petróleo sobe US$ 2 com recuo do dólar e desconfiança do mercado sobre Fed

25/07/2022 17h43

Por Arathy Somasekhar

HOUSTON (Reuters) - Os preços do petróleo subiram cerca de 2 dólares nesta segunda-feira, impulsionados por temores de oferta, uma queda no dólar norte-americano e uma força inicial nos mercados de ações.

Mas os preços oscilaram em meio à preocupação com a demanda de combustíveis poderia perder força se o aumento das taxas de juros dos EUA pelo Federal Reserve for muito agressivo.

Os futuros de petróleo Brent para setembro fecharam em 1,95 dólar, ou 1,9%, a 105,15 dólares por barril, enquanto os futuros de petróleo bruto dos EUA, o WTI, subiram 2 dólares, ou 2,1%, para 96,70 dólares por barril.

"Um dólar americano um pouco mais fraco e a melhora dos mercados de ações estão apoiando o petróleo", disse o analista de petróleo do UBS, Giovanni Staunovo.

Após a força inicial, as ações dos EUA caíram nas negociações da tarde, com os investidores cautelosos com a reunião do Fed esta semana e os ganhos de várias empresas em crescimento.

Os futuros do petróleo têm sido voláteis nas últimas semanas, pressionados por preocupações de que o aumento das taxas de juros possa desacelerar a atividade econômica e a demanda por combustível, mas apoiados pela oferta restrita, especialmente desde a invasão da Ucrânia pela Rússia e as sanções ocidentais a Moscou.

"As economias dos EUA e da Europa estão desacelerando e com o Federal Reserve pronto para aumentar as taxas de juros novamente esta semana, os traders continuam muito cautelosos", disse Dennis Kissler, vice-presidente sênior de negociação da BOK Financial.

Autoridades do Fed indicaram que o banco central dos EUA provavelmente aumentaria as taxas em 75 pontos-base em sua reunião de 26 a 27 de julho.

(Reportagem de Arathy Somasekhar, com reportagem adicional de Rowen Edwards em Londres, Yuka Obayashi em Tóquio)