IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Minério de ferro cai após fala enfática de Xi sobre postura zero-Covid da China

17/10/2022 08h11

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro e da maioria dos metais ferrosos registraram queda na China nesta segunda-feira, ampliando as perdas um dia depois que o presidente Xi Jinping reiterou a eficácia de sua política de zero Covid na abertura do Congresso do Partido Comunista.

Xi confirmou o que o jornal oficial do partido enfatizou três vezes na semana passada --que a política estava correta-- ao dizer que a China “obteve grandes resultados positivos na prevenção e controle geral da epidemia”.

Embora de alguma forma esperadas, suas observações ainda pesaram no sentimento, já que alguns traders ainda tinham esperanças de um afrouxamento das regras da Covid-19.

O minério de ferro mais negociado para janeiro na Dalian Commodity Exchange encerrou as negociações diurnas com queda de 2%, a 686,50 iuanes por tonelada, depois de atingir seu nível mais fraco desde 8 de setembro, a 680,50 iuanes no início da sessão.

O benchmark de minério de ferro de novembro na Bolsa de Cingapura também caiu 2%, para 91,90 dólares a tonelada.

A contagem diária de novos casos de coronavírus na China dobrou desde setembro, fortalecendo a determinação das autoridades de eliminar rapidamente os surtos.

O minério de ferro com teor de 62% com destino à China atingiu 94 dólares a tonelada nesta segunda-feira, depois de já ter alcançado na sexta-feira uma mínima de 11 meses, a 95,50 dólares, mostraram dados da consultoria SteelHome.

(Por Enrico Dela Cruz em Manila)