Preços do petróleo caem em sessão volátil; têm maior queda semanal em meses
Por Shariq Khan
(Reuters) - Os preços do petróleo caíram após negociações voláteis nesta sexta-feira, com ambos os índices registrando suas maiores quedas semanais em meses, com crescentes temores de recessão anulando qualquer problema de oferta após dados econômicos fracos da China, Europa e Estados Unidos.
O petróleo dos EUA (WTI) caiu 0,44 dólar, a 71,02 dólares o barril, nova mínima para 2022. O petróleo Brent recuou 0,05 dólar, a 76,10 dólares por barril.
"Qualquer preocupação com a oferta é secundária em relação às preocupações com a economia", disse o analista da Mizuho, Robert Yawger.
Os preços do petróleo encontraram algum apoio e subiram mais de 1% no início da sessão, depois que o presidente russo, Vladimir Putin, disse que o maior exportador de energia do mundo poderia cortar a produção em resposta a um teto de preço em suas exportações de petróleo bruto.
No entanto, um aumento ligeiramente acima do esperado nos preços ao produtor dos EUA em novembro e notícias de um reinício parcial no Keystone Pipeline desfizeram esses ganhos e empurraram os benchmarks mais de um dólar para baixo. Keystone fechou no início desta semana após um vazamento de 14.000 barris de petróleo no Kansas.
O índice de preços ao produtor dos EUA subiu um pouco mais do que o esperado em novembro em meio a um salto nos custos dos serviços, de acordo com um relatório do Departamento do Trabalho dos EUA.
O aumento pode tornar mais provável que o Federal Reserve "pise no acelerador" nas altas das taxas de juros, aumentando os temores de uma recessão iminente, disse Yawger.
Ambos os benchmarks brutos registraram perdas semanais de cerca de 10% cada. Foi a maior queda semanal desde abril para os contratos futuros do WTI dos EUA e desde o início de agosto para o Brent.
Tanto Yawger quanto Walter Zimmerman, analista técnico-chefe do ICAP, alertaram que, se o petróleo dos EUA cair abaixo de 70 dólares por barril, ele poderá entrar em queda livre e atingir a faixa de 60 dólares nas próximas sessões.
(Reportagem de Shariq Khan em Bangalore; Reportagem adicional de Florence Tan em Cingapura e Mohi Narayan em Nova Délhi)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.