IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petrobras eleva em 17% preço do querosene de aviação às distribuidoras

01/02/2023 20h51

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras disse nesta quarta-feira que elevou em 17,1% o preço do querosene de aviação (QAV) vendido às distribuidoras, após uma queda de 11,6% anunciada no início de janeiro.

Segundo comunicado da companhia à Reuters, com as movimentações, a variação acumulada nos preços do combustível é de alta de 3,5% em 2023.

Os ajustes de preços de QAV são mensais e definidos por meio de fórmulas contratuais negociadas com as distribuidoras, afirmou a petrolífera.

"Os preços de venda de QAV da Petrobras buscam equilíbrio com o mercado e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo, com reajustes aplicados em base mensal, mitigando a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio", disse a empresa.

A Petrobras comercializa o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as distribuidoras, que, por sua vez, transportam e comercializam os produtos para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos, ou para os revendedores.

Distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento.

(Reportagem de Nayara Figueiredo)