IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

AGU estuda como questionar privatização da Eletrobras, diz Agência Brasil

14/02/2023 18h06

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Advocacia-Geral da União iniciou estudo para verificar o que pode ser feito do ponto de vista jurídico para questionar pontos da privatização da Eletrobras, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou a Agência Brasil nesta terça-feira.

Na semana passada, Lula havia afirmado a jornalistas que a AGU pediria na Justiça a revisão do contrato de privatização da elétrica, citando que o processo teria sido "errático" e "quase que uma bandidagem".

A privatização da Eletrobras foi aprovada no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, sob críticas de partidos de esquerda como o PT, de Lula.

O movimento da AGU pressionou as ações da Eletrobras, que chegaram a cair quase 5% no pior momento da sessão desta terça-feira.

Segundo a Agência Brasil, a Associação dos Empregados da Eletrobras apontou que, se o governo quiser ter o controle da empresa outra vez, terá de pagar mais de 160 bilhões de reais, bem acima dos 33 bilhões de reais obtidos pelo governo Bolsonaro com a venda do controle da companhia em junho de 2022.

(Por Marta Nogueira, com reportagem adicional de Paula Arend Laier; edição de Roberto Samora)