IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nestlé planeja aumento de preços após lucros afetados por custos

16/02/2023 12h29

Por John Revill

ZURIQUE (Reuters) - A Nestlé aumentará ainda mais os preços neste ano, disse o presidente-executivo da empresa, Mark Schneider, nesta quinta-feira, depois que matérias-primas mais caras contribuíram para que o lucro líquido anual da companhia ficasse abaixo das expectativas dos analistas.

A fabricante do café solúvel Nescafé e das barras de chocolate KitKat aumentou os preços em 8,2% no ano passado, mas isso não compensou totalmente o impacto do aumento dos custos dos ingredientes nas margens.

"Nossa margem bruta caiu cerca de 260 pontos-base -- isso é enorme. Isso depois de todos os aumentos que fizemos em 2022", disse Schneider a repórteres.

O analista do Barclays, Warren Ackerman, disse esperar que "quase todo" o volume abaixo do estimado seja o resultado da Nestlé ter repensado a variedade de produtos que fabrica e as restrições da cadeia de suprimentos.

O lucro líquido caiu para 9,3 bilhões de francos suíços, abaixo das expectativas de 11,6 bilhões de francos suíços, embora a previsão consensual não tenha levado em conta o prejuízo na subsidiária Aimmune da Nestlé no ano passado, disseram analistas.

(Por John Revill; reportagem adicional de Richa Naidu)