IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Wall Street fecha em forte queda após dados alimentarem temores sobre alta dos juros

16/02/2023 18h22

Por Johann M Cherian e Noel Randewich

(Reuters) - Wall Street encerrou em forte queda nesta quinta-feira, após dados de inflação nos Estados Unidos inesperadamente fortes e uma queda nos pedidos semanais de auxílio-desemprego intensificarem temores de que o Federal Reserve continue a elevar a taxa de juros para domar os preços altos.

Um relatório do Departamento do Trabalho dos EUA mostrou o maior aumento nos preços ao produtor norte-americano em sete meses em janeiro, com a alta nos custos dos produtos energéticos.

Dados também mostraram que o número de norte-americanos que deram entrada em novos pedidos de auxílio-desemprego caiu inesperadamente na semana passada, o que ofereceu mais evidências de que o mercado de trabalho continua apertado.

Dados econômicos desta quinta-feira e outros relatórios desta semana mostram um quadro de inflação ainda persistente e uma economia que permanece relativamente forte diante da campanha de incrementos de juros do Fed.

Após fortes vendas em 2022, o S&P 500 sobe cerca de 7% até agora em 2023, impulsionado por ganhos otimistas e expectativas cautelosas de que o banco central dos EUA já completou a pior parte da sua campanha de elevações de juros.

O Fed deve empurrar a taxa de referência acima da marca de 5% até maio e mantê-la acima desses níveis até o final do ano.

O S&P 500 caiu 1,38%, para 4.090,51 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq caiu 1,78%, para 11.855,83 pontos, enquanto o Dow Jones caiu 1,26%, para 33.696,39 pontos.