IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mais altas de juros são necessárias para conter inflação "muito elevada", diz Collins, do Fed

24/02/2023 16h22

Por Michael S. Derby

NOVA YORK (Reuters) - A presidente do Federal Reserve (Fed) de Boston, Susan Collins, disse nesta sexta-feira que mais altas na taxa de juros são necessárias para domar os altos níveis de inflação nos Estados Unidos.

"Espero novos aumentos de juros para atingirem um nível suficientemente restritivo e, em seguida, mantê-los por algum tempo, talvez estendido", disse Collins em comentários preparados para uma conferência da Booth School of Business da Universidade de Chicago, em Nova York.

"A inflação continua muito alta, e dados recentes --que incluem vários indicadores fortes do mercado de trabalho, bem como vendas no varejo e inflação de preços ao produtor mais fortes do que o esperado-- reforçam minha visão de que temos mais trabalho a fazer, para reduzir a inflação à meta de 2%", afirmou.

Collins disse estar "otimista" de que o Fed pode desacelerar o salto dos preços sem criar uma "retração significativa" e acrescentou que está "bem ciente dos muitos riscos e incertezas", incluindo potencial perda da confiança de empresas e do consumidor".