IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Gol surpreende expectativas e tem lucro no 4º trimestre

08/03/2023 08h18

SÃO PAULO (Reuters) - A companhia aérea Gol teve lucro líquido de 230,9 milhões de reais no quarto trimestre do ano passado, revertendo resultado negativo de 2,8 bilhões de reais sofrido um ano antes, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira.

A empresa, que informou mais cedo que adiou até 28 de março a divulgação dos números auditados do período, informou que a geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) recorrente do período foi de 1,17 bilhão de reais, avanço sobre os cerca de 249 milhões obtidos um ano antes.

Analistas, em média, esperavam que a Gol anunciasse prejuízo líquido de 484,75 milhões de reais para o quarto trimestre com Ebitda de 876,8 milhões, segundo dados da Refinitiv.

A Gol afirmou que as informações do balanço divulgado nesta quarta-feira "ainda se encontram em processo de revisão pelos auditores independentes" e que não espera que ajustes sejam necessários mais adiante.

O balanço foi publicado alguns dias depois que a rival Azul anunciou que teve prejuízo ajustado de 610,5 milhões de reais no quarto trimestre, com Ebitda em alta de cerca de 7%, a 1,1 bilhão de reais.

"A combinação de maior produtividade com forte demanda turística resultou em uma melhora significativa nas margens operacionais durante o quarto trimestre", informou a Gol no balanço.

Nos três últimos meses do ano passado, o yield, indicador que mede preços de passagens aéreas, subiu quase 25% sobre o quarto trimestre de 2021 e o número de passageiros pagantes transportados avançou 18,6% na mesma comparação. Enquanto isso, o custo medido pelo indicador Cask recorrente, excluindo combustível, teve redução de 17,4%, a pontualidade recuou 7,5 pontos percentuais e a regularidade caiu 1,1 ponto, segundo o balanço.

A Gol terminou dezembro com liquidez total de 4,1 bilhões de reais, alta de 13% sobre um ano antes, e alavancagem em ligeira queda, passando de 9,7 vezes para 9,5 vezes.

Mas, incluindo os efeitos do refinanciamento anunciado no início deste mês, a alavancagem da Gol estimada para o final deste ano seria de 5,8 vezes.

A companhia afirmou que espera margem Ebitda de 24% neste ano. No quarto trimestre, a empresa teve margem recorrente de 24,7%. A Gol também reduziu projeção de investimento em 2023 de 700 milhões para 600 milhões de reais.

(Por Alberto Alerigi Jr e Gabriel Araújo)