Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Ex-presidente da Americanas Miguel Gutierrez presta depoimento na CVM, diz agência

Fachada de uma das unidades das Lojas americanas, no centro do Recife, capital pernambucana - Arquivo - JOSÉ MARCOS/ESTADÃO CONTEÚDO
Fachada de uma das unidades das Lojas americanas, no centro do Recife, capital pernambucana Imagem: Arquivo - JOSÉ MARCOS/ESTADÃO CONTEÚDO

Rodrigo Viga Gaier

No Rio de Janeiro

16/03/2023 19h25Atualizada em 16/03/2023 20h03

O ex-presidente da Americanas Miguel Gutierrez prestou depoimento, nesta quinta-feira, na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no âmbito das investigações sobre as inconsistência contábeis de cerca de 20 bilhões de reais que levaram a varejista a pedir recuperação judicial, disse uma fonte com conhecimento do assunto.

Acompanhado de um advogado, Gutierrez prestou depoimento por aproximadamente quatro horas na sede da autarquia no Rio de Janeiro, disse a fonte. O executivo deixou o local sem dar declaração.

A CVM já ouviu outros ex-executivos da Americanas no Rio de Janeiro e em São Paulo, incluindo Sergio Rial, que assumiu à varejista no início deste ano e renunciou dias depois diante da revelação das inconsistências.

Gutierrez comandou a Americanas por 20 anos antes de Rial assumir.

A Polícia Federal também já começou a ouvir funcionários e ex-funcionários da Americanas mais ligados às áreas financeira e de contabilidade.

Procurada, a CVM afirmou que não comenta casos específicos. Gutierrez não pôde ser imediatamente contactado para comentários.

A PF e a CVM fazem parte de uma força-tarefa, que também conta com o Ministério Público Federal (MPF), para analisar o caso da Americanas.

A varejista negocia com credores uma saída financeira, após entrar em recuperação judicial com dívidas que superam os 40 bilhões de reais, na esteira da revelação do rombo contábil.