Tarcísio culpa PEC do governo Lula por Selic a 13,75%
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fez críticas à PEC da Transição e o impacto dela na taxa de juros.
O que aconteceu:
- Tarcísio disse que criticar o Banco Central, que controla o índice da Selic (taxa básica de juros), não é a solução. O governador endossou a reforma tributária, que também é desejada pela gestão de Lula.
- "Lá atrás eu falava da PEC da Transição, ela acabou gerando ruído, expectativa, subiu a taxa de longo prazo. Contratou uma PEC e vai pagar duas, e isso, obviamente, tem reflexo na taxa de juros", argumentou Tarcísio.
- A Selic está em 13,75% desde 3 de agosto. Na última reunião, em 1º de fevereiro, o Copom (Comitê de Política Monetária) manteve o percentual pela quinta vez consecutiva.
- Há tensão para o próximo anúncio do Copom, que se reúne no próximo dia 21 e divulga se há reajuste da Selic no dia 22.
A atual taxa é a maior desde o reajuste estabelecido de dezembro de 2016 até 11 de janeiro de 2017, quando também estava em 13,75%. A última vez em que a Selic teve um valor mais alto do que esse foi no ciclo de 19 de outubro de 2016 até 30 de novembro de 2016, quando o índice foi a 14% ao ano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.