IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Empregadores recorrem a contratações temporárias para enfrentar incerteza, diz recrutador

06/04/2023 09h10

Por Yadarisa Shabong e Aby Jose Koilparambil

(Reuters) - Empregadores em todo o mundo estão mais cautelosos ao contratar funcionários permanentes e estão recorrendo a trabalhadores temporários enquanto enfrentam incertezas econômicas nos próximos meses, disse a empresa de recrutamento Robert Walters, após um início de ano mais lento.

O recrutamento na indústria de tecnologia foi afetado por demissões em massa globais de grandes empresas de tecnologia dos Estados Unidos, como Amazon, Google e Meta, levando a Robert Walters a relatar uma queda nas taxas líquidas em mercados como os EUA e o Reino Unido.

As ações da empresa de recrutamento listada em Londres, especializada nos setores jurídico, contábil e tecnológico, caíam mais de 7%.

O presidente-executivo designado, Toby Fowlston, disse que o setor de tecnologia está enfrentando uma "correção" após uma onda de "contratações excessivas" no ano passado.

"Obviamente, nesse setor em particular, isso causou alguma desaceleração", disse Fowlston à Reuters.

Mas empregadores de outros setores estão recrutando profissionais de tecnologia que estão entrando em uma força de trabalho que, ao longo dos anos, encolheu à medida que as pessoas estudam mais, se aposentam mais cedo e migram menos, especialmente após a pandemia da Covid-19, disse Fowlston.

Fowlston, que substituirá o fundador Robert Walters, que vai se aposentar neste mês, espera que essa tendência continue.

A recente turbulência bancária e os temores com a inflação e as taxas de juros fomentaram a preocupação com a desaceleração econômica global e levaram as empresas a repensar seus planos de contratação.

"Quando você volta para... a história maior sobre cautela, compromisso com a contratação, é aí que as contratações temporárias tornam-se muito atraentes, tanto para os clientes quanto para os candidatos", disse Fowlston.

Os níveis de vagas e a inflação salarial permaneceram relativamente robustos, disse a empresa.

A Robert Walters que opera em mais de 30 países.

(Por Aby Jose Koilparambil em Bengaluru)