IPCA
0,42 Mar.2024
Topo

Minério de ferro cai com dados decepcionantes sobre demanda por aço

06/04/2023 08h23

PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura recuaram nas negociações desta quinta-feira, depois que dados de demanda por aço mais fracos do que o esperado decepcionaram o mercado.

A produção de produtos de aço para construção, incluindo vergalhão e fio-máquina, caiu 1,04% na semana, para 4,23 milhões de toneladas durante a semana encerrada em 6 de abril, enquanto a demanda aparente de ambos retraiu 6,7%, para 4,36 milhões de toneladas no mesmo período, mostraram dados da consultoria Mysteel.

O contrato futuro de minério de ferro para setembro mais negociado na Dalian Commodity Exchange (DCE) encerrou as negociações do dia com perda de 1%, em uma mínima de duas semanas de 793 iuanes (115,35 dólares) a tonelada.

No início da semana, a referência de Dalian registrou queda de 2,7% nos primeiros dois dias úteis, com o sentimento prejudicado por uma nova intervenção do planejador estatal.

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China (NDRC) disse na terça-feira que intensificaria a supervisão dos mercados de minério de ferro e pediu às empresas de futuros que não exagerassem deliberadamente nos aumentos de preços.

O mercado chinês ficou fechado na quarta-feira em razão de um feriado.

Da mesma forma, na Bolsa de Cingapura, a referência de minério de ferro de maio caía 0,47%, em uma mínima de duas semanas a 117,3 dólares a tonelada, marcando uma queda de 6,4% até agora esta semana.

"O que mais importa é o desempenho da demanda real (de aço) no momento. Se a demanda não puder subir de acordo com as expectativas, os preços (de minério de ferro) podem sofrer mais pressão", disse um analista de minério de ferro de Xangai.

A fraca demanda por aço também prejudicou os preços futuros de outras matérias-primas siderúrgicas, com o carvão metalúrgico recuando 1,19% e o coque caindo 2,5%.

(Por Amy Lv e Dominique Patton)