Tesla usará baterias à base de ferro em caminhões elétricos Semi e carros elétricos acessíveis
SÃO FRANCISCO (Reuters) - A Tesla informou que planeja expandir o uso de baterias mais baratas à base de ferro para uma versão de seus caminhões elétricos pesados Semi e um veículo elétrico acessível.
O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, defendeu a tecnologia de bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP), dominada pelos fornecedores chineses, dizendo em março que "a grande maioria do trabalho pesado para eletrificação será de células à base de ferro".
Mas ter fornecedores chineses construindo fábricas de baterias nos Estados Unidos é um desafio, devido às tensões políticas entre EUA e China.
A maior montadora de carros elétricos do mundo disse em seu documento "Plano Diretor Parte 3", divulgado na quarta-feira, que usará baterias LFP para caminhões elétricos pesados de "curto alcance", que a empresa chama de "Semi Leves", sem fornecer detalhes como uma data para lançamento.
Em dezembro do ano passado, a Tesla começou a entregar seus caminhões elétricos Semi com um alcance de condução maior, de 500 milhas por carga, e que usam baterias à base de níquel. A Tesla já tinha dito anteriormente que também lançará uma versão com alcance de 300 milhas.
A montadora disse que seus propostos veículos elétricos de pequeno porte usarão baterias LFP com capacidade de 53 quilowatts-hora (kWh), contra 75 kWh para o Model Y e o Model 3.
A Tesla disse no mês passado que reduzirá os custos de montagem pela metade nas futuras gerações de carros, que serão construídos em suas fábricas no México e em outros lugares.
A companhia disse ainda que também usará baterias LFP em seus veículos de médio porte, Model 3 e Model Y, sem fornecer um cronograma.
Atualmente, a Tesla usa baterias à base de níquel para a maioria de seus veículos Model 3 e Model Y vendidos nos Estados Unidos.
(Reportagem de Hyunjoo Jin em San Francisco e Paul Linert em Detroit)
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