IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Ministra das Finanças da Suíça não vê obstáculos para aquisição do Credit Suisse pelo UBS

08/04/2023 13h22

ZURIQUE (Reuters) - A aquisição multibilionária patrocinada pelo estado do Credit Suisse pelo UBS deve avançar sem problemas ou obstruções políticas, disse a ministra das Finanças da Suíça, Karin Keller-Sutter, em uma entrevista publicada neste sábado.

O parlamento suíço deve realizar uma sessão extraordinária na próxima semana para discutir a fusão emergencial orquestrada pelas autoridades suíças, após o Credit Suisse se aproximar do colapso.

Quase 260 bilhões de francos suíços (equivalente a 287 bilhões de dólares) de apoio de liquidez e garantias estatais foram oferecidos para financiar a aquisição e evitar o derretimento financeiro que a falência descontrolada do banco poderia ter desencadeado.

“Há um acordo de fusão entre UBS e CS e, por sua vez, o gabinete fez um compromisso ao banco nacional para fornecer liquidez ao CS com o objetivo de garantir estabilidade”, disse Keller-Sutter ao jornal Finanz und Wirtschaft.

“O acordo garantido com o UBS ainda está sendo negociado. Em muitas reuniões do comitê, eu fiquei com a impressão de que os políticos definitivamente não querem atrapalhar a aquisição”, acrescentou ela. “Eu não vejo nenhum obstáculo neste momento.”

(Por John Revill)