IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Presidente do Fed de Chicago pede prudência e paciência em altas de juros

11/04/2023 15h51

(Reuters) - O Federal Reserve deve ser cauteloso ao aumentar a taxa básica de juros diante do recente estresse bancário, disse o presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, nesta terça-feira, destacando que uma retração nos empréstimos bancários ajudaria a conter a inflação e deixaria menos para a política monetária fazer.

"Em momentos como este, de estresse financeiro, a abordagem monetária correta exige prudência e paciência --para avaliar o impacto potencial do estresse financeiro na economia real", disse Goolsbee em seus primeiros comentários extensos sobre perspectivas de política monetária desde que assumiu o cargo no Fed de Chicago em janeiro.

Com base apenas nos dados de emprego e da inflação, um aperto mais agressivo da política monetária pode ser justificado, mas a quebra de dois bancos regionais dos EUA em meados de março desencadeou um estresse financeiro que pode ter um "impacto material" na economia real que o Fed precisa levar em consideração, disse ele.

Mas ele também deixou claro que não defende o tipo de corte de juros que o banco central empreendeu no passado diante de eventos de estresse financeiro e que os mercados já precificam para o segundo semestre deste ano.

Dada a dificuldade que o Fed teve para reduzir a inflação até agora, e o perigo de ceder "sempre que o mercado tiver um acesso de raiva", o banco central deve se apoiar primeiro em ferramentas de supervisão e regulamentação para lidar com o estresse do sistema bancário, ele disse.

(Por Ann Saphir)