IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Minério de ferro sobe na bolsa de Dalian com crescimento de empréstimos na China

12/04/2023 07h59

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro na bolsa de Dalian subiram nesta quarta-feira, com o robusto crescimento dos empréstimos da China no primeiro trimestre reforçando as esperanças de uma recuperação econômica para a maior produtora de aço do mundo, embora os traders continuem cautelosos com o crescimento e os riscos regulatórios.

O minério de ferro mais negociado para setembro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou a sessão com alta de 0,3%, a 788 iuanes (114,42 dólares) a tonelada.

Os novos empréstimos bancários da China atingiram um recorde histórico no primeiro trimestre, enquanto o amplo crescimento do crédito acelerou à medida que o banco central manteve medidas de apoio à economia após o levantamento das restrições rigorosas da Covid-19.

O sentimento geral, no entanto, permaneceu cauteloso.

Na Bolsa de Cingapura, o contrato de maio de referência do ingrediente siderúrgico caiu 1,5%, para 117,90 dólares a tonelada.

"Com que rapidez esses empréstimos podem se transformar em atividade de investimento? Isso deve ficar mais claro se o investimento em ativos fixos crescer mais rápido que a taxa de fevereiro e mais rápido que a taxa de crescimento pré-Covid", disse Iris Pang, economista-chefe do ING Greater China.

Os dados do PIB e da atividade econômica do primeiro trimestre da China, previstos para 18 de abril, devem fornecer uma imagem mais clara, disse ela.

Os preços do minério de ferro subiram na terça-feira devido a preocupações de que um ciclone em direção à Austrália, importante fornecedora do produto, poderia interromper os embarques. Analistas da Sinosteel Futures, no entanto, disseram que o mercado parecia ter exagerado.

(Por Enrico Dela Cruz em Manila)