Minério de ferro sobe na bolsa de Dalian com crescimento de empréstimos na China
Por Enrico Dela Cruz
(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro na bolsa de Dalian subiram nesta quarta-feira, com o robusto crescimento dos empréstimos da China no primeiro trimestre reforçando as esperanças de uma recuperação econômica para a maior produtora de aço do mundo, embora os traders continuem cautelosos com o crescimento e os riscos regulatórios.
O minério de ferro mais negociado para setembro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou a sessão com alta de 0,3%, a 788 iuanes (114,42 dólares) a tonelada.
Os novos empréstimos bancários da China atingiram um recorde histórico no primeiro trimestre, enquanto o amplo crescimento do crédito acelerou à medida que o banco central manteve medidas de apoio à economia após o levantamento das restrições rigorosas da Covid-19.
O sentimento geral, no entanto, permaneceu cauteloso.
Na Bolsa de Cingapura, o contrato de maio de referência do ingrediente siderúrgico caiu 1,5%, para 117,90 dólares a tonelada.
"Com que rapidez esses empréstimos podem se transformar em atividade de investimento? Isso deve ficar mais claro se o investimento em ativos fixos crescer mais rápido que a taxa de fevereiro e mais rápido que a taxa de crescimento pré-Covid", disse Iris Pang, economista-chefe do ING Greater China.
Os dados do PIB e da atividade econômica do primeiro trimestre da China, previstos para 18 de abril, devem fornecer uma imagem mais clara, disse ela.
Os preços do minério de ferro subiram na terça-feira devido a preocupações de que um ciclone em direção à Austrália, importante fornecedora do produto, poderia interromper os embarques. Analistas da Sinosteel Futures, no entanto, disseram que o mercado parecia ter exagerado.
(Por Enrico Dela Cruz em Manila)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.