IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

Não entrem em pânico com bancos e segurança de depósitos nos EUA, diz Warren Buffett

12/04/2023 15h26

Por Jonathan Stempel

(Reuters) - O bilionário Warren Buffett disse que as pessoas não devem entrar em pânico com o setor bancário ou com a segurança dos depósitos nos bancos norte-americanos, apesar das recentes falências do Silicon Valley Bank e do Signature Bank.

O presidente do Conselho de Administração da Berkshire Hathaway disse que, embora mais bancos "irão à falência", os problemas recentes do setor não se assemelham aos que ajudaram a desencadear a crise financeira global de 2008.

"As pessoas não devem se preocupar em perder seu dinheiro e seus depósitos em um banco norte-americano, mas a mensagem tem ficado muito confusa", disse Buffett, de 92 anos, ao canal CNBC.

"Você não precisa transformar uma decisão de gestores estúpida em pânico para todos os cidadãos dos Estados Unidos sobre algo que eles não precisam entrar em pânico", acrescentou.

A carteira de ações da Berkshire inclui vários bancos, incluindo uma participação de 34,2 bilhões de dólares no final do ano no Bank of America.

Buffett diz que os bancos têm "gerenciado mal" ativos e passivos por um longo tempo e que "de tempos em tempos isso os prejudica de maneira significativa".

Ele disse que os diretores dos bancos devem garantir que os altos executivos enfrentem as consequências de erros que prejudiquem os acionistas.

Buffett também disse que apostará 1 milhão de dólares que nenhum depositante norte-americano perderá dinheiro com a falência de um banco no próximo ano.

Ele propôs que, se alguém apostasse de outra forma, o perdedor doará os 2 milhões de dólares combinados à caridade.

"Essa é uma oferta firme", disse ele.