IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Goolsbee, do Fed, diz que recessão leve nos EUA é uma possibilidade

14/04/2023 12h50

(Reuters) - Uma recessão nos Estados Unidos certamente é possível, à medida que os aumentos acentuados de juros promovidos pelo Federal Reserve ao longo do último ano se infiltrarem totalmente na economia, disse o presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, nesta sexta-feira, ao defender novamente que o banco central seja prudente na política.

“Não há como você olhar para as condições atuais no mundo e nos Estados Unidos e não pensar que alguma recessão leve está definitivamente sobre a mesa como uma possibilidade”, disse Goolsbee em entrevista à CNBC.

Ele respondia uma pergunta sobre uma previsão da equipe do Fed de que o estresse do setor bancário levará a economia à recessão ainda este ano. "Os dados mostram isso e aumentamos as taxas em quase 5% em um ano", acrescentou.

O Fed elevou sua taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual para uma faixa de 4,75% a 5% em sua reunião de março, à medida que se aproxima de um pico nas taxas.

A maioria dos formuladores de política monetária do Fed desde então continuou a enfatizar a necessidade de se concentrar em trazer a inflação de volta à meta de 2% do banco central, com exceção de Goolsbee e da presidente do Fed de San Francisco, Mary Daly.

Na sexta-feira, o diretor do Fed Christopher Waller reforçou perspectiva de outro aumento de 0,25 ponto percentual em 2 e 3 de maio, ao dizer que a falta de progresso do banco central em reduzir a inflação significa que as taxas precisam subir.

Goolsbee disse que os dados econômicos recebidos antes da reunião de maio formarão sua opinião sobre se o Fed deve aumentar as taxas novamente, em particular a extensão do aperto nas condições de crédito após o colapso de dois bancos no mês passado.

(Por Lindsay Dunsmuir)