IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Minério de ferro atinge máxima de uma semana com crescimento acima do esperado na China

18/04/2023 08h51

PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura subiram para máximas de uma semana nesta terça-feira, com o crescimento econômico melhor do que o esperado na China para o trimestre de março impulsionando o sentimento do investidor.

O produto interno bruto da China cresceu 4,5% em relação ao ano anterior, acelerando frente aos 2,9% registrados no trimestre anterior e superando as previsões dos analistas de uma expansão de 4,0%.

O minério de ferro mais negociado para setembro na Dalian Commodity Exchange (DCE) encerrou as negociações diurnas com alta de 2,08%, a 784 iuanes (114,04 dólares) a tonelada.

Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência em maio subiu 0,75%, para 117,65 dólares a tonelada, o maior nível desde 12 de abril.

"A demanda sólida deu certo suporte aos preços do minério de ferro, mas há riscos de queda decorrentes das margens estreitas do aço. Além disso, a produção diária de metal quente pode cair depois de atingir o pico em março", disseram analistas da Sinosteel Futures em nota.

O clima, que afeta o ritmo dos embarques, não terá muito efeito sobre a oferta geral, acrescentaram.

Os preços do minério de ferro ganharam terreno na semana passada devido a preocupações sobre possíveis interrupções no fornecimento na Austrália em razão de um ciclone tropical. No entanto, o ciclone poupou algumas áreas povoadas, incluindo Port Hedland, o maior centro de exportação de minério de ferro do mundo.

O ingrediente siderúrgico vinha enfrentando pressão de queda desde o final de março, em parte devido à demanda de aço mais fraca do que o esperado durante o pico da temporada de atividade de construção na China.

Outros ingredientes siderúrgicos, incluindo carvão metalúrgico e coque, também registraram ganhos na terça-feira. O carvão subiu 2,97% e o coque ganhou 2,55%.

(Por Amy Lv e Dominique Patton em Pequim)