IPCA
0,42 Mar.2024
Topo

Usiminas tem resultado menor no 1º tri, mas acima do esperado

20/04/2023 08h30

SÃO PAULO (Reuters) - A Usiminas publicou nesta quinta-feira lucro líquido de 544 milhões de reais no primeiro trimestre, uma queda ante o desempenho positivo de cerca de 1,3 bilhão obtido um ano antes, mas acima das expectativas do mercado.

A companhia apurou um desempenho operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 783 milhões de reais entre janeiro e março, queda de 50% sobre um ano antes.

Analistas, em média, esperavam que a Usiminas publicasse lucro líquido de 336,5 milhões de reais para o primeiro trimestre e Ebitda de 760,9 milhões, segundo dados da Refinitiv.

A companhia, uma das maiores produtoras de aços planos do Brasil, e que tem a Ternium como uma de seus principais acionistas, teve faturamento de 7,25 bilhões de reais no trimestre passado ante previsão média de analistas de 7,67 bilhões, segundo a Refinitiv.

A Usiminas estimou vendas de aço de 900 mil a 1 milhão de toneladas no segundo trimestre. Um ano antes, o volume vendido no período foi de 1,088 milhão de toneladas.

No primeiro trimestre, a companhia teve vendas de 1,035 milhão de toneladas de aço, crescimento de 7% sobre os três últimos meses de 2022, mas queda de 9% na comparação anual.

REFORMA DO ALTO-FORNO 3

A Usiminas inicia este mês a paralisação do alto-forno 3 da usina em Ipatinga (MG) para uma reforma geral bilionária, uma tarefa que tem feito a companhia trabalhar há meses na montagem de estoques de aço para que possa atender a demanda ao longo deste ano.

Segundo a companhia, o investimento na reforma é de 2,7 bilhões de reais e o pico das obras será em junho. A empresa havia informado anteriormente que o equipamento ficaria parado por cerca de 110 dias. Para as reformas, que incluem também a aciaria 2 da usina, a Usiminas afirmou que serão gerados 9 mil postos de trabalho temporário.

(Por Gabriel Araújo e Alberto Alerigi Jr.)