IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Confiança da indústria do Brasil se estabiliza em pico de 6 meses em abril, diz FGV

27/04/2023 08h19

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - A confiança da indústria do Brasil teve pouca alteração em abril, estabilizando-se no maior patamar em seis meses após registrar uma forte alta em março, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) teve variação positiva de 0,1 ponto em abril, para 94,5 pontos, máxima desde outubro de 2022 (95,7 pontos).

"Após uma forte alta no mês passado, a confiança da indústria estabiliza em abril", disse Stéfano Pacini, economista do FGV Ibre.

Neste mês, uma alta de 2,0 pontos no Índice Situação Atual (ISA), a 93,5 pontos, foi compensada por baixa de 1,8 ponto no Índice de Expectativas (IE), a 95,7 pontos.

"As perspectivas são mais favoráveis para a produção, porém voltam a ficar cautelosas no horizonte de seis meses... O nível da demanda ainda está abaixo do normal, e é um sinal de alerta, tendo vista as dificuldades que o Brasil enfrenta para reacelerar a atividade econômica com a manutenção da taxa de juros em patamar elevado", avaliou Pacini.

A taxa Selic está atualmente em 13,75%, nível que tem sido criticado repetidamente pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por conter a atividade econômica e a oferta de crédito.