IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Autoridades alemãs investigam possíveis violações de proteção de dados por parte da Tesla, diz jornal

25/05/2023 16h08

BERLIM (Reuters) - As autoridades alemãs têm sérias indicações de possíveis violações de proteção de dados por parte da Tesla, noticiou o jornal Handelsblatt nesta quinta-feira, citando o escritório de proteção de dados no Estado onde a montadora tem sua gigafábrica europeia.

A reportagem do Handelsblatt disse que a montadora norte-americana não conseguiu proteger adequadamente os dados de clientes, funcionários e parceiros de negócios, citando 100 gigabytes de dados confidenciais vazados para o jornal por um denunciante.

A violação afeta o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia (GDPR, na sigla em inglês), acrescentou o jornal.

Um advogado da Tesla, de acordo com o Handelsblatt, disse que um "ex-funcionário descontente" havia abusado de seu acesso como técnico de serviço para obter informações, e acrescentou que a empresa tomará medidas legais contra o suspeito.

O denunciante notificou as autoridades alemãs sobre a violação da proteção de dados em abril, segundo o jornal.

A questão se tornará séria do ponto de vista de proteção de dados caso as evidências se tornem substanciais, disse um porta-voz do escritório de proteção de dados de Brandemburgo ao Handelsblatt.

O escritório e a Tesla não estavam imediatamente disponíveis para comentar.

(Reportagem de Riham Alkousaa e Hyun Joo Jin)