Espanhol Santander mira exportadores para impulsionar negócios no Reino Unido
Por Sinead Cruise e Iain Withers
LONDRES (Reuters) - O Santander, um dos maiores bancos da Europa, tem como alvo empresas britânicas que lutam com dificuldades comerciais pós-Brexit, em uma inclinação direta para um negócio onde rivais como o HSBC têm tradicionalmente dominado.
O braço britânico do banco espanhol está expandindo seus serviços para empresas que negociam internacionalmente enquanto persegue uma vantagem no competitivo setor de empréstimos corporativos, enfrentando instituições como o HSBC - que já se autodenominou "o banco local do mundo".
A plataforma Navigator do Santander, uma peça-chave na estratégia corporativa e comercial supervisionada pelo presidente-executivo no Reino Unido, Mike Regnier, busca combinar clientes com ambições de exportação para possíveis parceiros, clientes e fornecedores em toda a rede global do banco.
De acordo com a instituição, muitos clientes no Reino Unido citaram a regulamentação, a burocracia, a dificuldade em encontrar novos mercados e a falta de expertise local como obstáculos para a expansão internacional.
Desde o seu lançamento em 2022, o Navigator apoiou cerca de mil empresas a crescer internacionalmente, disse Regnier. O banco quer pelo menos triplicar os usuários ativos na plataforma até o final de 2023.
A pressão do banco ocorre enquanto o Reino Unido trabalha para aumentar sua atividade de exportação depois de se retirar do mercado único europeu.
O Navigator está sendo administrado no Reino Unido, mas pode ser lançado em outros países ao longo do tempo, acrescentou John Carroll, chefe de banco internacional e de transações do Santander UK.
Atualmente, os empréstimos corporativos e comerciais representam pouco menos de 10% da carteira total de empréstimos da unidade britânica.
(Reportagem adicional de David Milliken)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.