Dívida pública federal tem queda de 0,31% em maio sobre mês anterior, diz Tesouro
SÃO PAULO (Reuters) - A dívida pública federal caiu 0,31% em maio sobre abril, para 6,014 trilhões de reais, informou o Tesouro Nacional nesta quarta-feira.
No período, a dívida pública mobiliária federal interna (DPMFi) somou 5,767 trilhões de reais, enquanto a dívida pública federal externa (DPFe) atingiu 246,78 bilhões de reais.
Conforme o Tesouro, do total da dívida pública federal no final de maio, 26,17% correspondiam a títulos prefixados, 29,76% a títulos vinculados a índices de preços, 39,74% a papeis com taxas flutuantes e 4,33% a papeis cambiais.
Em maio, a queda de 0,31% deveu-se, conforme o Tesouro, “ao resgate líquido, no valor de 75,04 bilhões de reais, neutralizado, em parte, pela apropriação positiva de juros, no valor de 56,19 bilhões de reais.
O órgão informou ainda que a reserva de liquidez da dívida pública -- uma espécie de "colchão" para o pagamento dos compromissos -- caiu 6,66% em termos nominais em maio, para 983,18 bilhões de reais. Na comparação com maio de 2022, a reserva de liquidez caiu 11,27%.
(Por Fabrício de Castro)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.