Safra de grãos da Ucrânia em 2023 pode aumentar 5%, diz ministério
KIEV (Reuters) - A colheita de grãos da Ucrânia neste ano está superando as expectativas e pode ser 5% maior do que em 2022, graças ao clima favorável, disse um alto funcionário do Ministério da Agricultura neste sábado.
A Ucrânia é um grande produtor e exportador global de grãos, mas sua produção foi afetada pela invasão em grande escala de seu território pela Rússia, a partir de fevereiro de 2022.
"Esta (a colheita) é mais do que o esperado. Graças ao bom tempo e às chuvas no verão, a produção pode ser 5% maior do que em 2022", disse Taras Vysotskyi, primeiro vice-ministro da Agricultura, à TV nacional.
Ele não deu um volume estimado para a colheita, mas disse que os agricultores já debulharam cerca de 23 milhões de toneladas de grãos.
O ministério disse nesta semana que viu a produção de grãos em 2023 em cerca de 56,4 milhões de toneladas, ou 2% a mais que em 2022.
Ele também afirmou que os agricultores colheram 17,7 milhões de toneladas de trigo e 4,9 milhões de toneladas de cevada até 11 de agosto. O rendimento médio de grãos foi de 4,37 toneladas por hectare.
(Reportagem de Pavel Polityuk)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.