Minério de ferro sobe com esperanças de melhora no curto prazo, mas dados fracos limitam ganhos
Por Carman Chew
CINGAPURA (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro subiram nesta terça-feira, com traders avaliando a última onda de dados decepcionantes da China contra a perspectiva de aumento das importações e pressão sobre Pequim por mais estímulos.
O minério de ferro mais negociado para janeiro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações do dia com alta de 1,6%, a 740 iuanes (101,67 dólares) por tonelada, subindo pelo quarto dia consecutivo.
Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência em setembro subiu 0,6%, para 101 dólares a tonelada.
A produção de aço bruto da China em julho caiu 0,34% em relação ao mês anterior, disse o departamento de estatísticas na terça-feira, em meio a restrições de produção na cidade de Tangshan, no norte da China, e na província de Sichuan, no sudoeste.
A produção industrial de julho e o crescimento das vendas no varejo desaceleraram e ficaram abaixo das previsões.
Os ganhos também foram limitados, já que o investimento imobiliário na China estendeu sua queda pelo 17º mês consecutivo em julho, e as vendas de casas caíram em meio a uma crise de dívida cada vez mais profunda, especialmente na gigante imobiliária Country Garden.
Somando-se aos temores de contágio, uma importante empresa fiduciária chinesa que tradicionalmente tinha uma exposição considerável ao setor imobiliário, a Zhongrong International Trust Co, não cumpriu suas obrigações de reembolso de alguns produtos de investimento.
As ações chinesas caíram nesta terça-feira, mesmo depois que o banco central cortou inesperadamente as principais taxas de juros para apoiar o crescimento.
Ainda assim, os analistas de commodities Kpler e Refinitiv estão estimando que as importações de minério de ferro da China em agosto chegarão a 100 milhões de toneladas, pela primeira vez desde que 100,23 milhões foram importadas em março.
As exportações de minério de ferro de 19 portos e 16 mineradoras na Austrália e no Brasil reverteram a queda da semana anterior e saltaram 3 milhões de toneladas, ou 13,1% na semana, para atingir 25,8 milhões de toneladas entre 7 e 13 de agosto, seugndo o último relatório da Mysteel.
(Reportagem de Carman Chew)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.