CORREÇÃO-Brasil fará lançamento simbólico de títulos verdes em Nova York na próxima semana

(Corrige nome do governador do Pará no último parágrafo)

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O governo brasileiro fará um lançamento simbólico dos seus títulos públicos sustentáveis no próximo dia 18, em um evento na Bolsa de Valores de Nova York, com a presença dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Meio Ambiente, Marina Silva, enquanto parte da equipe econômica começou esta semana o primeiro roadshow de apresentação dos novos papéis por Nova York, Boston e Londres.

Os títulos verdes, como vêm sendo chamados no governo, miram a captação de recursos que ficarão associados ao financiamento de programas com impacto ambiental e social, como ações de preservação de biomas, produção de energia renovável e gestão de recursos naturais.

A data exata da emissão nos títulos não é revelada pelo Tesouro, como de praxe. Normalmente o governo espera um momento favorável nos mercados internacionais para lançar os títulos, e a previsão é que isso ocorra até novembro.

Uma primeira expectativa do governo é de que a primeira emissão dos títulos possa render cerca de 2 bilhões de dólares. No entanto, em entrevista à Reuters, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirmou que não se pode cravar valores nesse momento, mas que o montante deve ficar acima de 1 bilhão de dólares.

O lançamento na bolsa de Nova York, no qual está prevista ainda a participação do secretário especial do governo norte-americano para Mudança do Clima, John Kerry, será na manhã do dia 18, como parte da estratégia do governo brasileiro de atrair atenção -- e recursos -- para a emissão.

Boa parte da agenda de Haddad na cidade norte-americana, durante o período da Assembleia Geral das Nações Unidas, está concentrada nas questões ambientais. O ministro terá ainda outro evento com Kerry e com o governador do Pará, Helder Barbalho, e um café da manhã com um grupo de empresários da Coalizão Amazônia, além de encontros com investidores.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Deixe seu comentário

Só para assinantes