Ações caem antes de decisão do BCE; BP cede

Por Bansari Mayur Kamdar e Shashwat Chauhan

(Reuters) - As ações europeias fecharam em baixa nesta quarta-feira, com o setor industrial como destaque de queda e recuo de BP após saída abrupta de seu presidente-executivo, enquanto investidores se preparavam para a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) na quinta-feira.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,32%, a 453,94 pontos.

O setor industrial cedeu 0,8%, com destaque para a Alstom, que caiu 3,9% depois que o Barclays iniciou a cobertura da empresa com recomendação "underweight".

A BP recuou 2,8% após Bernard Looney renunciar, com efeito imediato, ao cargo de presidente-executivo da petrolífera na terça-feira. A saída veio depois que ele não divulgou integralmente os detalhes de relacionamentos pessoais anteriores com colegas.

Enquanto isso, em agosto, os preços ao consumidor nos Estados Unidos registaram a maior alta em 14 meses, diante do avanço da gasolina. No entanto, o aumento anual da inflação subjacente foi o menor em quase dois anos, permitindo que o Federal Reserve (Fed) potencialmente mantenha a taxa de juros inalterada na próxima semana.

"O BCE e o Banco de Inglaterra querem seguir o caminho do Fed, querem desesperadamente fazer uma pausa (na alta de juros), mas têm um cenário mais complicado porque não viram a inflação cair tão significativamente como vimos cair nos EUA", disse Madison Faller, estrategista de investimentos do J.P. Morgan Private Bank.

O mercado precifica atualmente quase 64% de probabilidade de o BCE aumentar os juros em 0,25 ponto percentual, contra 40% de segunda-feira.

Ajudando a limitar as perdas, o setor de bancos avançou 0,6%, quarta sessão de ganhos consecutiva.

Continua após a publicidade

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,02%, a 7.525,99 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,39%, a 15.654,03 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,42%, a 7.222,57 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,36%, a 28.481,77 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,33%, a 9.424,10 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,33%, a 6.133,34 pontos.

Continua após a publicidade

(Reportagem de Bansari Mayur Kamdar e Shashwat Chauhan em Bengaluru)

Deixe seu comentário

Só para assinantes