Wall Street cai com alta em rendimentos do Treasury; investidores digerem dados de inflação nos EUA

(Reuters) - Os principais índices de Wall Street fecharam em queda nesta quinta-feira, após leilão do Tesouro norte-americano elevar os rendimentos dos títulos, enquanto investidores digeriam dados que mostraram um aumento maior do que o previsto nos preços ao consumidor nos Estados Unidos em setembro.

A alta nos custos de moradia nos EUA impulsionou os preços ao consumidor no mês passado, enquanto o aumento anual no núcleo do índice, excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, foi o menor em dois anos.

Após os dados, o S&P 500 passou a manhã oscilando entre altas e baixas. O índice virou decisivamente para baixo após um leilão de títulos de 30 anos dos EUA durante a tarde, que teve uma demanda fraca.

"O maior obstáculo para o mercado nos últimos dois meses tem sido o aumento nas taxas de juros. Qualquer movimento significativo, para cima ou para baixo, em um determinado dia terá impacto sobre as ações", disse Michael James, diretor-gerente de ações na Wedbush Securities em Los Angeles.

O Dow Jones Industrial Average caiu 0,51%, a 33.631,14 pontos, o S&P 500 perdeu 0,62%, a 4.349,61 pontos, enquanto o Nasdaq Composite recuou 0,63%, a 13.574,22 pontos.

O rendimento do Treasury de dez anos subiu após os dados de inflação e avançou ainda mais após o leilão, atingindo uma máxima da sessão. O yield, que é referência global para decisões de investimento, chegou a subir a 4,728%, seu patamar mais alto desde sexta-feira, após recuar nos dois últimos dias.

Investidores também acompanharam atentamente os desdobramentos no Médio Oriente.

O foco dos investidores poderá se voltar em breve para a temporada de balanços de sexta-feira, com grandes bancos, como JPMorgan Chase, Wells Fargo e Citigroup programados para divulgar seus resultados trimestrais antes da abertura do mercado.

(Reportagem de Sinéad Carew em Nova York, Amruta Khandekar, Shashwat Chauhan e Ankika Biswas em Bengaluru; reportagem adicional de Johann M Cherian)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.