Ações avançam após balanços fortes 

Por Ankika Biswas e Bansari Mayur Kamdar

(Reuters) - As ações europeias subiram nesta quarta-feira, apoiadas por ganhos em papéis do setor de saúde e balanços corporativos sólidos, enquanto investidores avaliaram uma série de dados econômicos e comentários de autoridades de bancos centrais para obter pistas sobre a trajetória de aumento dos juros do Banco Central Europeu.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,28%, a 444,07 pontos.

Dados mostraram que as vendas no varejo da zona do euro caíram mais ou menos em linha com as expectativas em setembro, enquanto outra pesquisa mostrou que os consumidores da zona do euro aumentaram suas expectativas de inflação nos próximos 12 meses para 4%.

"Olhando para o quarto trimestre, o aperto na renda real deve acabar, já que a inflação continua a cair e o crescimento dos salários permanece elevado", disse Melanie Debono, economista sênior para a Europa da Pantheon Macroeconomics.

"Mas as medidas de demanda da pesquisa sugerem que os consumidores estão com pouco ânimo para gastar e a confiança do consumidor continua fraca."

O BCE precisa ver mais progresso na redução das pressões inflacionárias, e as empresas, juntamente com os governos, precisam contribuir para evitar um maior aperto na política monetária, disseram autoridades do banco central.

As ações do setor automobilístico e de varejo lideraram os ganhos do dia, ambos com alta de 1,1% cada.

O setor de serviços públicos perdeu 1,1%, com a maior operadora de redes de energia da Europa, a E.ON, em queda 0,8% devido à expectativa de um forte impacto no lucro do quarto trimestre de sua divisão de varejo.

Continua após a publicidade

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,11%, a 7.401,72 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,51%, a 15.229,60 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,69%, a 7.034,16 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,13%, a 28.433,33 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,52%, a 9.283,80 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,06%, a 6.231,32 pontos.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes