Criadora do TikTok vai deixar mercado de games

Por Josh Ye

HONG KONG (Reuters) - A ByteDance, criadora do TikTok, planeja encerrar sua marca de videogames Nuverse e se retirar do mercado, disseram quatro pessoas familiarizadas com o assunto.

A ByteDance disse à Reuters que decidiu reestruturar a divisão de games após uma revisão de seus negócios. A empresa não deu mais detalhes.

"Analisamos regularmente nossos negócios e fazemos ajustes para nos concentrarmos em áreas de crescimento estratégico de longo prazo. Após uma análise recente, tomamos a difícil decisão de reestruturar nosso negócio de videogames", disse o porta-voz.

As fontes disseram que a ByteDance pediu aos funcionários para pararem de trabalhar em jogos não lançados até dezembro. A companhia também vai procurar maneiras de se desfazer de títulos já lançados.

A decisão provavelmente afetará centenas de funcionários, alguns dos quais ficaram sabendo da medida no fim de semana, disseram as fontes.

A empresa chinesa de tecnologia não tem planos de retornar ao mercado global de videogames, que movimenta 185 bilhões de dólares, acrescentaram as fontes.

A marca de games casuais Ohayoo, cujos jogos aparecem no Douyin -- aplicativo irmão do TikTok na China -- não será afetada, nem os jogos casuais que rodam no TikTok, disse uma das fontes.

A Reuters informou este mês que a ByteDance havia começado a procurar compradores para a subsidiária de desenvolvimento de videogames Moonton Technology. A empresa também reformulou a unidade de realidade virtual Pico, cortando grande parte da equipe de conteúdo.

Continua após a publicidade

A criação da Nuverse pela ByteDance em 2019 foi amplamente vista como um grande impulso para os videogames globais e um elemento estratégico de sua concorrência com a rival chinesa Tencent Holdings, a maior empresa de games do mundo.

Mas o desempenho da Nuverse tem sido irregular. O jogo mais conhecido da empresa é o "Marvel Snap", um jogo de cartas online que acumulou um culto de seguidores, mas não foi um sucesso comercial. Outros títulos incluem os jogos de ação "One Piece: The Voyage" e "Crystal of Atland".

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes